Socorro, preciso descansar!

Socorro, preciso descansar! Já aconteceu com você de se sentir cansada mesmo após um feriado? De achar que deveria ter ainda mais dias de folga para poder relaxar mais? Aqui vão 4 dicas de como conseguir descansar ao longo do ano, mesmo no meio de uma rotina exigente como a de Mater Plus.

 

1. Tenha algo SEU para fazer. Só seu. Um hobby, uma atividade, uma ocupação.

“Mas eu não tenho tempo”, você deve ter pensado.

Mesmo que você tenha uma agenda bastante cheia de compromissos com seu bebê especial, não deixe de reservar um tempinho para você. Nem que sejam 5 minutos ao dia. Isso vai te ajudar não só a relaxar todos os dias, mas principalmente a lembrar de algo muito importante: que você não precisa se anular só porque virou mãe especial.

Sim, eu sei, essa realidade pode ser incrivelmente puxada, mas não deixe morrer os interesses e os gostos que você tinha antes de ter filhos ou alguma habilidade que você adoraria poder continuar praticando (como tocar algum instrumento musical, estudar, etc).
 

 

2. Lembre-se das suas amizades.

Ter um bebê novinho, principalmente se ele tem necessidades especiais, faz com que nos esqueçamos do mundo ao nosso redor. Isso é compreensível, mas não é legal deixar de lado as pessoas da nossa vida.

Portanto, lembre-se de fomentar as amizades e os relacionamentos importantes para você. Isso ajuda a “mudar de canal” do nosso dia a dia: ouvimos sobre outros assuntos (não só sobre fraldas e terapias!), saímos de nós mesmas e nos abastecemos de carinho.

 

 3. Descanse dos outros.

Frase feia esta, né? Mas é isso mesmo. Segundo o médico e psicólogo Fernando Sarráis, as pessoas que passam muitas horas do dia cuidando de outras — e as mães de filhos pequenos e especiais enquadram-se perfeitamente neste perfil! — precisam saber descansar dos outros. Precisam sair de cena e ficarem sozinhas, sem sentirem a obrigação de atender os outros em alguma coisa.

Para isso acontecer de verdade, é preciso aplicar a quarta dica…

 

  1. Saiba dizer NÃO.

É preciso saber dizer NÃO para alguns convites que você pode receber, para alguns pedidos que podem te fazer e até mesmo para alguns hábitos que você mesma tem no seu dia a dia.

É preciso saber priorizar o próprio descanso e também o próprio sono. Afinal, isso afeta não somente seu bem-estar e o bem-estar do seu bebê, mas também seu relacionamento conjugal, por exemplo. Segundo um estudo publicado em 2014 pela Universidade de Hertfordshire, 94% dos casais que costumam dormir juntos — em vez de dormirem em horários diferentes e/ou em camas separadas — têm relacionamentos melhores.

Muitas vezes, o vilão do nosso descanso são alguns vícios pessoais. São aqueles hábitos que vão ficando tão arraigados que sabotam nosso bem-estar sem nos darmos conta. Quer um exemplo? De acordo com uma pesquisa publicada em 2015 pela Consumer Mobility Report, 71% dos americanos adultos levam o celular para cama antes de dormirem.  Isso significa que:

– acabam indo dormir de verdade mais tarde do que haviam planejado;

– podem ter o sono alterado pelas preocupações suscitadas por algo que leram;

– têm menor produção de melatonina, substância que contribui para uma boa noite de sono, por causa da exposição à luz da tela acesa do celular.

 

 
Confesso que inicialmente essas conclusões do estudo me pareceram exageradas. Mas… verdade seja dita: dia após dia, são as pequenas coisas que vão fazendo a diferença no nosso nível de descanso.

E você? Qual técnica usa para conseguir descansar mesmo que tenha pouco tempo livre? Me conta aqui nos comentários ou me mande uma mensagem. O cansaço é um dos seus maiores desafios como mãe?


Alguns livros sobre o tema:

1. Aprender a descansar – Fernando Sarráis
2. The Sleep Revolution –   Arianna Huffington

2 thoughts on “Socorro, preciso descansar!

Deixe uma resposta