04 Objetivos de Uma Mater Plus


 

Aquela menina tão simpática me cumprimentou na sala de espera e fez festa com o Paulo, que estava prestes a ser atendido pela fisioterapeuta. Eu a via sempre ali naquele horário, já que seu filho fazia hidroterapia na mesma clínica.

Sua alegria sempre me chamou a atenção, especialmente quando vi que ela ficou toda feliz quando testemunhou os primeiros passos do meu filho — uma vitória e tanto dele, diga-se de passagem.  

Conversamos algumas vezes e soube que seu filho mais velho é autista e também tem uma rotina puxada de terapias desde muito pequeno. Impossível não identificar-se com uma mãe que, como eu, também se desdobra entre os afazeres corriqueiros da maternidade e uma agenda lotada de médicos e tratamentos (além de muitas outras coisas, claro!).

Mas…como assim, ela está sempre sorrindo? Como nunca a vi reclamar da sua experiência? Nem se lamentar?

Ela não foi a única mãe a me chamar a atenção por este motivo. No local onde Paulo faz estimulação visual, conheci um casal bem novo com uma bebê especial, cujo diagnóstico ainda não estava definido. Conversava bastante com os dois, e o alto astral da mãe — uma menina de 23 anos! — era contagiante. Aquelas mães estavam me dando uma lição de vida e tanto…

Comecei a perceber que dor e alegria não são incompatíveis. Eu até já havia ouvido isso alguma vez, mas nunca tinha constatado esse “paradoxo” de forma tão próxima a mim. Realmente, cuidar do meu mundo interior me faria mais apta para lidar com as dificuldades do meu mundo exterior. Aquelas mães pareciam conseguir, por que também não eu? Foi aí que me decidi a lutar por quatro objetivos para esse meu mundo interno: otimismo, alegria, serenidade e profissionalismo. E são essas tentativas, às vezes bem sucedidas, às vezes frustradas, que pretendo compartilhar aqui. Aguarde os próximos posts!

2 thoughts on “04 Objetivos de Uma Mater Plus

  1. Que lindo Karol! Feliz por ter transmitido tudo isso!! Sendo sincera as vezes bate o desanimo, a tristeza que instantaneamente somem diante das conquistas e avanços dos nossos filhos!! Parabéns pelo site!!! Grande beijo

Deixe uma resposta